Foto de uma menina fazendo exercício na fisioterapia Foto de uma menina fazendo exercício na fisioterapia

Tratamentos

flecha para voltar

Voltar para blog

Plagiocefalia

Como identificar e cuidar com amor e técnica.

Plagiocefalia é uma condição na qual a cabeça do bebê desenvolve uma forma assimétrica, ou seja, fica um pouco achatada ou desigual em algumas áreas. Isso pode acontecer devido a vários fatores, entre eles a posição em que o bebê dorme ou passa muito tempo deitado.

Dentre as causas mais comuns temos:

  • Alterações congênitas, ou seja, a forma como o bebê se adapta dentro do útero;
  • Preferência de posição, pela posição que o bebê “escolhe” deitar no berço, carrinho ou até mesmo no colo, apenas sobre um lado da cabeça, fazendo com que o crescimento aconteça de forma assimétrica;
  • Tensão na musculatura do pescoço, dificultando o movimento para os dois lados.

Como prevenir:

Agendando uma sessão de osteopatia você vai proporcionar ao seu bebê uma forma de equilibrar o corpinho dele, para que ele tenha mais experiências positivas em todos os movimentos, sem que sintam desconforto.
Mudando a posição do bebê durante o sono (cada soneca para um lado) e o tempo de vigília pode ajudar a prevenir a plagiocefalia.

Alternar os lados da mamada — O bebê não deve ter preferência de lado para a mamada. Caso aconteça, precisamos descobrir o que está gerando essa preferência, para corrigi-la e deixá-lo livre para a escolha.

Quanto antes identificado, melhor o resultado. Entre em contato e vamos juntos promover mais conforto e equilíbrio para seu bebê.

Agende sua avaliação e descubra a causa da sua dor com um tratamento seguro, individualizado e sem medicação.

Agende sua consulta
Icone do Whatsapp